segunda-feira, 8 de julho de 2013

MARATONA : TEORIAS RELACIONADAS COM "PORTAL" E "PORTAL 2"

primeira:

Cubo Companheiro


Já se sabe que os desenvolvedores do game “Portal” colocaram o “Cubo Companheiro (um cubo normal, só que com vários corações desenhados em volta dele)” no jogo para que os jogadores carregassem-no durante toda a fase, ao invés de deixa-lo para trás, certo? Bem, o que a maioria das pessoas não sabe é que ele não é a única coisa que eles acrescentaram durante seu desenvolvimento.

Estou falando, é claro, dos chamados "Ninhos do Rattmann", salas secretas fora do caminho do jogador em que se observa segredos e anotações de uma pessoa que supostamente teria passado por aqueles mesmos testes sádicos de GLaDOS (antagonista do jogo) muito antes da protagonista, Chell. Os “ninhos” consistem principalmente em imagens e mensagens insanas (rabiscadas repetidamente), dizendo coisas como "O bolo é uma mentira!". Em uma dessas salas, você pode encontrar uma misteriosa mensagem de áudio: um dos ataques esquizofrênicos de Doug Rattmann, claramente levado a loucura por GLaDOS. Estes foram adicionados mais tarde no desenvolvimento do game.



AVISO: A MENSAGEM A SEGUIR PODE SER PERTURBADORA PARA ALGUMAS PESSOAS.


Inicialmente, as áreas eram nada mais do que salas minúsculas e mal texturizadas que os playtesters (pessoas que testam o jogo durante seu desenvolvimento) encontrariam quase que por acidente. Uma vez que os playtesters alcançavam essas salas escondidas, eles começavam a agir de maneira estranha.

A primeira pessoa foi encontrada sentada no chão, sentada em posição fetal sobre seu controle de vídeo-game. Quando perguntado qual era o problema, ele começou a gritar bobagens sem sentido e tentou matar o guarda que o acompanhou para fora do prédio.

A próxima pessoa, uma mulher, deu um passo a mais. Seguranças correram para a sala quando ouviram gritos. A mulher havia feito cortes profundos em seus braços e estava jogada no chão, sangrando e contorcendo-se violentamente. Eles a levaram para o hospital, onde ela fez uma recuperação completa, sem memória do incidente.

A terceira pessoa simplesmente parou. Ele parou de jogar, parou de se mover, até mesmo parou de falar. Ele entrou em um estado catatônico. Sua família tentou processar a empresa, mas eles não tinham um caso sério o suficiente para isso. Os desenvolvedores, nessa altura, estavam obviamente muito preocupados, mas o que eles poderiam fazer? Jogos de videogame não enlouquecem pessoas.

Levou um assassinato para que eles mudassem de ideia.

Embora o ultimo testador parecesse bem, os desenvolvedores só descobriram o que aconteceu quando receberam um telefonema da polícia. O homem colocou sua única filha a força dentro de um forno, e a queimou até a morte; a palavra "bolo" fora escrita em todo seu cadáver carbonizado com um marcador permanente.

É interessante notar, no entanto, que o “Cubo Companheiro” só foi acrescentado mais tarde, após o teste da versão beta do jogo. Porém, todos os testadores exibiram o mesmo comportamento estranho; primeiro ficavam catatônicos, depois ficavam calmos, e por ultimo, extremamente violentos.

Outro sintoma se desenvolveu mais tarde: um extremo senso de piromania. Não importa se era fogueira, forno, ou um simples fósforo acesso, as pessoas sempre eram levadas a chegarem perto do fogo a ponto de se queimarem. Porém, no final, a Valve (empresa desenvolvedora do jogo) descobriu uma maneira de evitar essas coisas.

Originalmente, na versão beta, você deixava o cubo dentro de uma espécie de duto de ar e passava para a próxima fase. Agora, você deve queimar o cubo dentro de uma fornalha. Você queima seu único amigo. No entanto, o duto ainda está lá. Escondido, no meio de uma bagunça de pixels, só esperando para ser redescoberto.

Adivinhe o que acontece se você encontrar o duto e NÃO queimar a Cubo Companheiro?
alguns vídeos relacionados :parte 1


parte 2 :



SEGUNDA :

Portal Purgatório


Então, já passou pela sua cabeça sobre o fato do jogo “Portal” ser uma alusão gigante ao Purgatório?

Não existe (aparentemente) nenhuma razão para colocar Chell no meio dessas experiências horríveis, exceto pelo prazer sádico de GLaDOS.

Mas e se aquilo for REALMENTE um teste?

Não um teste científico, mas um teste de caráter e determinação para se redimir? Talvez as provocações de GLaDOS não sejam somente provocações, mas sim, lembretes da vida passada de Chell. "Todos os seus outros amigos não puderam vir também, já que você não tem outros amigos por ser desagradável. É o que diz aqui no seu arquivo pessoal: Desagradável. Antipatizado por todos. Uma pessoa solitária, amarga, desagradável cuja morte não será lamentada... Aqui também diz que você foi adotado. Então, isso também é muito engraçado."

É também fortemente implícito que GLaDOS tem muito mais conhecimento sobre tudo aquilo, sendo como uma espécie de “testador” do Purgatório, com citações como: "Falando de curiosidade, você está curiosa sobre o que acontece depois que você morre, certo? Adivinha só? Eu sei."

Citações como estas tem um significado muito mais profundo quando pensadas nesse contexto:

"Eu sinto muito por você, de verdade, porque você não está no lugar certo."

"Isso é tudo culpa sua. Não precisava ser assim."

"Você não é uma pessoa boa, você sabe disso, não é? Pessoas boas não chegam aqui."


Curiosidade: Nos comentários do game, Jeremy Bennett (diretor de arte do jogo) diz: "Eventualmente, para a criação de GLaDOS, criamos um dispositivo mecânico com uma enorme figura delicada robótica pendurada, que transmite com sucesso tanto o poder de GLaDOS como sua feminilidade." Quando vista de um certo ângulo, GLaDOS parece uma mulher - com cabeça, abdômen e dois braços - amarrada e pendurada de cabeça para baixo por seus pés, com seus braços presos em volta de suas pernas.




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